| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Orientações para o Estágio Curricular

Page history last edited by Crediné Silva de Menezes 13 years, 12 months ago

ORIENTAÇÕES DE ESTÁGIO PARA SUPERVISORES E TUTORES

 

Equipe de Assessoria por Nível de Ensino

Profa. Darli Collares e Profa. Dóris Maria Luzzardi Fiss – Anos Iniciais

Profa. Denise Comerlato – Educação de Jovens e Adultos

Profa. Gládis Kaercher – Educação Infantil

 

 

1. SÚMULA: disciplina de caráter teórico-prático, orientação e acompanhamento do estágio de docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: crianças, jovens e adultos e/ou na Educação Infantil.

 

2. OBJETIVOS DO ESTÁGIO: A disciplina de Estágio de Docência pretende propiciar que o/a aluno/a estagiário/a: 

 

  • elabore propostas pedagógicas coerentes com essa modalidade de ensino e os princípios das teorias educacionais contemporâneas;
  • planeje, desenvolva e relate, por escrito e oralmente, atividades docentes em instituições da comunidade escolar durante o semestre letivo com base nos aspectos da realidade em que atua;
  • acompanhe o processo de construção do conhecimento de cada aluno e da turma, contemplando os aspectos individuais e coletivos, através de uma prática pedagógica investigativa, desafiadora e problematizadora;
  • desenvolva seu trabalho abrangendo as diferentes áreas do conhecimento, incluindo neste planejamento, além das disciplinas escolares (Linguagem, Matemática, Ciências Naturais e Sociais), abordagens que contemplem as experiências e saberes dos seus alunos;
  • assuma uma posição docente na instituição de estágio de modo participante, cooperativo e crítico;
  • assuma uma postura política que possa contribuir no processo da cidadania, da democratização da sociedade e suas instituições.

 

 

3. DAS PRODUÇÕES INICIAIS DO/A ESTAGIÁRIO/A: planejar ações e refletir sobre o vivido pode se dar pela via da escrita que, entre outras linguagens, possibilita os processos de reflexão, elaboração, reconstrução das vivências cotidianas e sistematização do conhecimento. Daí a importância das produções escritas ao longo de uma prática pedagógica, também exigência do estágio. Considerando que se faz importante, cada vez mais, qualificar tais produções, elaboramos um roteiro com itens coerentes com a tipologia de cada texto solicitado. Solicitamos o registro apenas no ambiente virtual (pbwiki de cada estagiário/a), e deixamos livre àqueles que desejam também fazerem seus registros em ambiente físico (diário de classe, bloco de anotações, entre outras possibilidades). Serão apresentados esclarecimentos sobre as produções em cada tipologia conforme exposto no quadro a seguir:

 

 

PRODUÇÕES ESCRITAS DOS/DAS ESTAGIÁRIOS/AS

(a serem apresentadas no pbworks individual do estágio)

3.1 DESCRIÇÃO DO ESPAÇO DE ESTÁGIO 
3.2 PROJETO DE ESTÁGIO
3.3 PLANEJAMENTO SEMANAL
3.4 REFLEXÃO SEMANAL

 

 

 

3.1 DESCRIÇÃO DO ESPAÇO DE ESTÁGIO: duas possibilidades de descrição do espaço de estágio foram sugeridas – uma mais relacionada à Educação Infantil e outra, aos Anos Iniciais: crianças, jovens e adultos. 

 

 

 

 

 

3.2 PROJETO DE ESTÁGIO (carta de intenções do/a estagiário/a)

I – Introdução: apresentação geral do trabalho a ser desenvolvido, do campo de atuação e do tema ou temas propostos. 

II – Princípios orientadores: apresentação das principais concepções teóricas que nortearão a prática pedagógica.

III – Justificativa da proposta de trabalho: o porquê da seleção dos temas e dos princípios - os documentos de observação e a fundamentação teórica devem ser revisitados.

IV – Objetivo(s) pessoal (pessoais) de aprendizagem do/a estagiário/a.

V – Objetivos gerais: aspectos mais gerais a serem trabalhados a partir da constatação dos interesses, das características e necessidades do grupo, tanto em relação ao conhecimento como em atitudes e no inter-relacionamento dos participantes.

VI – Objetivos específicos: objetivos e conteúdos possíveis de serem explorados nas diferentes áreas de conhecimento. Apresentar juntamente com as estratégias que poderão ser desenvolvidas e com os recursos disponíveis considerando as áreas – Ciências Matemática, Ciências Naturais, Ciências sócio-históricas e Linguagens (artes, música e língua materna).

VII – Avaliação: 1) Fundamentos da perspectiva teórica escolhida para elaboração das estratégias avaliativas; 2) Enumeração de estratégias avaliativas.

VIII – Cronograma geral do período de estágio – 12/04 a 11/06: deve conter 9 semanas no total. Prever no cronograma os dias de feriado, datas comemorativas (inclusive da escola), outras programações  gerais da escola (festas, projetos etc), e previsões possíveis do desenvolvimento do planejamento didático-pedagógico (como saídas de campo, período de encerramento de uma temática, encerramento das aulas etc).

IX – Referências: livros técnico-científicos da fundamentação teórica, apoio didático-pedagógico e paradidático – literaturas, artefatos culturais dentre outros.

X – Anexos.

 

3.3 PLANEJAMENTO SEMANAL: visão geral ampliada da semana, com objetivos semanais e com roteiro de cada dia. O roteiro do dia deve apresentar/destacar de maneira geral, além da rotina cotidiana, as principais temáticas, atividades, propostas de trabalho previstas. 

 

3.4 REFLEXÃO SEMANAL: que se desdobra em duas partes inter-relacionadas:

a) Análise sobre o trabalho desenvolvido na semana anterior, destacando acontecimentos (falas, atividades, produções, concepções, intervenções entre outras) que merecem reflexão. Os relatos podem/devem ser documentados, cabendo à/ao estagiária/o incluir elementos como fotos das atividades realizadas, materiais utilizados, produções dos alunos e outros elementos que julgar relevantes. Estes elementos devem ser postados no pbwiki do/a estagiário/a também.

b) Análise mais específica relativamente aos objetivos pessoais de aprendizagem do/a estagiário/a e novos questionamentos

 

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO 

 

  • Participação em todas as atividades propostas pela disciplina: presença efetiva nas reuniões de assessoramento, tanto no ambiente presencial quanto no não-presencial, e nas atividades de estágio na instituição.
  • Pontualidade: estar atento/a para o horário de início e término das atividades da disciplina, para a data de entrega dos trabalhos solicitados e para as demais atividades que fazem parte do estágio.
  • Comprometimento: demonstrar responsabilidade individual e coletiva, trazer contribuições ao grupo.
  • Postura investigativa: evidenciada através da condição de diagnosticar situações-problema da sua prática pedagógica e de buscar alternativas de solução para as mesmas.
  • Perspectiva interdisciplinar na ação pedagógica: elaboração de atividades que contemplem as diversas áreas do currículo e que sejam coerentes com os princípios orientadores do estágio e do curso.
  • Consistência teórica: coesão, coerência e clareza nas produções escritas e orais.
  • Atuação participativa, cooperativa, autônoma e crítica: expressa nas diversas situações de estágio.
  • Atualização constante: evidenciada por leituras e outras fontes de informação.

 

Convém lembrar, no que concerne à avaliação, as considerações feitas pela Coordenação do Estágio (Profas. Marie Jane Carvalho e Eliane Rela) em material disponibilizado no site de cada um dos pólos do PEAD. Segundo este documento2,

Um projeto de supervisão e construção da avaliação em situações de estágio curricular necessita buscar novas formas de organização em contraposição a formas lineares. 

• Professores supervisores devem promover ações direcionadas para o desenvolvimento de verdadeira postura interdisciplinar e reflexiva. 

A avaliação do estagiário será realizada de forma contínua, sistemática e cooperativa, durante o desenvolvimento de todo o estágio. 

• Envolverá análise das competências técnico-científicas e pedagógicas e do compromisso social do estagiário. 

• Os processos de planejar, executar e refletir têm relação intrínseca com os indicadores das competências. 

Considerando que o estágio supervisionado será realizado de forma articulada com o Seminário Integrador, o registro do resultado final observará os indicadores de cada etapa. 

A ação de avaliar competências no estágio com acompanhamento em ambiente virtual é ancorada no paradigma construtivista e, como categoria, a avaliação formativa com estratégia de interação e cooperação entre os atores sociais.   

 

2  Disponível em http://estagio.pbworks.com/f/2_AVALIACAO_ESTAGIO_2.pdf

 

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.